A APSA celebrou o 12º aniversário no sábado dia 7 de Novembro.... e a celebração continua! Temos recebido inúmeras mensagens de parabéns que iremos transcrevendo ao longo da semana!
Mensagem de Dulce Cabral
Em 2 ou 3 linhas é tarefa dificil ;)
Mensagem de Sérgio Resende (autor do Logo da APSA)
Olá Piedade, apesar do meu “afastamento” destes últimos anos, sinto uma enorme vontade (quase obrigação) de escrever em breves linhas o que sinto deste projecto.
A APSA é em Portugal uma referência, não só pelo o que conseguiu construir em tão pouco tempo, mas também porque foi pioneira num problema que surgia timidamente, com um enorme desconhecimento no nosso país há 12 anos atrás. Hoje como pai, e como fundador, posso dizer com orgulho a todos os que me procuram sobre a síndrome de Asperger que a APSA existe, e que é uma referência no que toca à humanidade, no que toca à ajuda que pode prestar a tantos que tal como eu há alguns anos atrás, começaram a dar os primeiros passos porque têm um familiar, um amigo, ou um filho com esta perturbação, e precisam de ajuda, saber mais, ou simplesmente trocar ideias.
___________________________________
Mensagem do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Exmª Senhora
Drª Maria Piedade Líbano Monteiro,
Gostaríamos, em primeiro lugar de felicitar a APSA pelo seu 12º Aniversário que teve lugar no passado dia 7 de novembro, bem como todos os elementos dos corpos sociais, associados, colaboradores e demais pessoas que usufruem e usufruíram do trabalho e apoio que têm desenvolvido.
De acordo com o solicitado, enviamos frase que, no nosso entendimento, afigura-se-nos espelha o sentir da colaboração e relacionamento destes 12 anos:
“Apoio, Participação, Solidariedade, Autonomia” – são as palavras que as pessoas, as famílias, as instituições, e a comunidade, no seu todo, sentem quando se fala da APSA e do trabalho que têm desenvolvido.
Um bem hajam.
Muitos Parabéns.
Com os melhores cumprimentos,
Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
__________________________________
Mensagem de Fernando Nogueira da Fundação Millennium BCP
Ter sabido identificar a força e energia de um sonho e ter acreditado que os seus autores seriam capazes de concretizar uma obra que à partida parecia irrealizável é algo de que me orgulho. A APSA demonstra que o impossível se pode tornar possível. Parabéns aos seus mentores.
Fernando Nogueira
Fundação Millennium bcp
___________________________________
Mensagem do António Lassen
“12 anos da APSA”
A APSA é uma aventura protagonizada por alguns pais, com o fito de um melhor futuro para os filhos.
Durante 12 anos foi um desbravar florestas, atravessar rios, escalar montanhas e naquele planalto sereno construir um castelo, lutando contra as intempéries e vicissitudes várias, pedra após pedra, sem esmorecer.
O castelo está feito, faltam ainda algumas torres, mas … serão construídas !
______________________________________
Mensagem do Nuno Lobo Antunes
Creio ter sido eu a lançar a semente da APSA ou, pelo menos, a lançar uma ideia de semente. Como na parábola dos talentos, essa semente não caiu em rocha estéril, antes em terreno fértil e, como tal, cresceu e deu frutos. Muitos frutos.
As ideias, tal como as árvores, devem conter nelas o viço que faz crescer. Se assim for, outras ideias dessa primeira vão nascer, tornando mais limpído o ar que respiramos e trazendo com elas o verde da esperança. É assim que eu vejo a APSA: Uma ideia de solidariedade que cresceu e deu frutos bons que todos saboreamos.
______________________________________
Preenche um espaço que é importante para as perturbações do espetro do autismo.
Isabel Cottinelli Telmo
Presidente da FPDA-Federação Portuguesa de Autismo
Margarida Oliveira
_____________________________________
Mensagem da Alexandra Araújo
Parabéns! e bem haja pelo fantástico trabalho que fazem.
Alexandra Araújo
_____________________________________
Mensagem da Lourdes Alves, mãe do Pedro Alves
Alguém disse um dia "O Caminho Faz-se Caminhando". Com passos mais ou menos longos, com caminhos tantas vezes sinuosos e difíceis, tem sido na verdade o caminho feito pela APSA ao longo destes 12 anos de existência:
Caminhando na ajuda incondicional aos seus associados portadores da SA e às suas famílias; Caminhando no apoio à preparação do futuro dos nossos filhos e na concretização de etapas; Caminhando no apoio à sua integração social e ao contorno de obstáculos; enfim, um caminhar constante rumo a um amanhã melhor e mais justo, e que a todos cabe de pleno direito. Mas estes saltos qualitativos, que são evidentes, não seriam possíveis se não houvesse o empenho de todos quantos trabalham na Casa Grande que não se poupam a quaisquer esforços, e são sempre incansáveis e disponíveis para nos apoiar nos momentos mais difíceis das nossas vidas. Nunca se pode falar de trabalho acabado, mas grandes passos se têm dado em prol dos nossos meninos. Um bem-haja todos e continuem a caminhar, tendo em vista um futuro melhor para todos.
A Mãe do Pedro - Lourdes Alves



