Sobre o uso de cookies

MB Way | 96 104 12 14

Acesso ao Ensino Superior para Estudantes com Necessidades Especiais

Informamos que já estão disponíveis os resultados do Inquérito às Instituições de Ensino Superior e respetivas Unidades Orgânicas sobre necessidades educativas especiais – 2017/18.

De acordo com o relatório divulgado:

  • 1644 alunos com necessidades educativas especiais estão inscritos em instituições de ensino superior
  • diplomaram-se em 2016/17 303 estudantes com necessidades educativas especiais em estabelecimentos de ensino superior, 61% dos quais em licenciaturas
  • 56,3% das instituições de ensino superior possuem regulamentação para alunos com necessidades educativas especiais
  • existem Serviços de Apoio em 45,5% das instituições de ensino superior e em 50,1% das unidades orgânicas
  • 98,5% das unidades orgânicas organizam transportes adaptados com regularidade para trajetos específicos ou em situações pontuais.

O Inquérito às Instituições de Ensino Superior e respetivas Unidades Orgânicas sobre necessidades educativas especiais – 2017/18 surge no âmbito do programa Inclusão para o Conhecimento, criado pela área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em articulação com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Este programa tem como objetivos promover condições adequadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais em termos de formação, desempenho de atividades docentes e de investigação, de participação ativa na vida académica, social, desportiva e cultural, e acesso geral ao conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior e do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Em consonância com o compromisso do XXI Governo para com a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento (estudantes, docentes e não docentes e investigadores), a área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com outras áreas governativas e diversas instituições, promoveu, para além deste inquérito, um conjunto de iniciativas:

- criação do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) cujas recomendações integram o Plano Estratégico para as Necessidades Especiais em CTES, estando algumas das recomendações a serem já implementadas, 

- lançamento do Balcão IncluIES no site da DGES, que passou a reunir num único sítio conteúdos sobre apoio à deficiência,

- criação no ano letivo 2017/2018 da Bolsa de Estudo para Frequência do Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60 %, a qual foi atribuída a 486 estudantes num montante global superior a 660.000 euros,

- alargamento do contingente especial para candidatos com deficiência física e sensorial no Concurso Nacional de Acesso 2018 (CNA), com aumento das vagas e extensão do contingente à segunda fase do CNA: 1.ª Fase do CNA – 4% de vagas para candidatos com deficiência física e sensorial, 2.ª Fase do CNA – 2% de vagas para candidatos com deficiência física e sensorial.

 O referido inquérito está disponível no endereço da DGEEC e seguem em anexo a nota da DGEEC relativa ao inquérito e as tabelas com os resultados.

Para apoiar a tomada de decisão de alunos com necessidades especiais que queiram ingressar no ensino superior sugerimos:

1. Contacto com os gabinetes das Instituições de Ensino Superior para esclarecimento de dúvidas

A equipa do Balcão incluIES compilou os contactos dos gabinetes de apoio e criou o Diretório de Contactos dos Gabinetes de Apoio das IES

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-apoio-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior?plid=1752 

 

2. Consulta das condições de acolhimento das IES

No sítio Web da DGES encontra uma página com Informação sobre as IES.

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacao-sobre-ies?plid=1752

 

3. Contacto com as Instituições de Ensino Superior e partilha previa de informação com os profissionais das mesmas. Isso irá certamente potenciar um melhor acolhimento no futuro próximo.

http://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-apoio-pessoa-com-deficiencia-no-ensino-superior?plid=1752

 

About us

APSA- Portuguese Association for Asperger Syndrome is a non-profit Private Social Solidarity Institution (IPSS) that was created by a group of parents in Lisbon on 7 November 2003. Our Mission: To promote the support and social integration of people with Asperger's Syndrome (AS), fostering the conditions to an independent and dignified life.

Newsletter

Receive the latest news in your email. Click here to subscribe.

Events

Novembro 2025
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Livro de Reclamações

A APSA está registada no livro de reclamações on-line