O ponto de partida para ajudar estudantes com SA a funcionar de forma eficaz na escola é trabalhar na capacitação de toda a comunidade educativa. É comum os comportamentos destas crianças serem vistos como emocionais e manipulativos ou serem associados a outros termos que camuflam a necessidade de individualizar a abordagem escolar.
Embora se reconheça que grande parte das crianças com SA podem ser incluídas em classes regulares, é possível que haja a necessidade de suporte educacional ou de medidas específicas de apoio.
Um ensino adequado e individualizado e um plano de inclusão na escola são factores imprescindíveis para que toda a comunidade educativa, pessoal de apoio, pais e familiares trabalhem em conjunto de forma a atingirem os mesmos objectivos; o sucesso académico, educativo e social da criança.
É necessário saber olhar, interpretar e só depois intervir diante dos comportamentos e atitudes que estes estudantes têm em contexto escolar. A escola deve criar um ambiente favorável ao aluno com SA, baseando-se, para tal, na avaliação das suas capacidades sociais, linguísticas e cognitivas.
Para que a escola seja inclusiva é preciso que leve em conta as competências e motivações do aluno, e não os “rótulos” com que são apresentados. Incluir não é inserir a criança numa classe regular. É muito mais do que isso.
O encontro realiza-se no dia 30 de JUnho.

