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Ciclo de Encontros - Integração Escolar

O ponto de partida para ajudar estudantes com SA a funcionar de forma eficaz na escola é trabalhar na capacitação de toda a comunidade educativa. É comum os comportamentos destas crianças serem vistos como emocionais e manipulativos ou serem associados a outros termos que camuflam a necessidade de individualizar a abordagem escolar.

Embora se reconheça que grande parte das crianças com SA podem ser incluídas em classes regulares, é possível que haja a necessidade de suporte educacional ou de medidas específicas de apoio.
Um ensino adequado e individualizado e um plano de inclusão na escola são factores imprescindíveis para que toda a comunidade educativa, pessoal de apoio, pais e familiares trabalhem em conjunto de forma a atingirem os mesmos objectivos; o sucesso académico, educativo e social da criança.
É necessário saber olhar, interpretar e só depois intervir diante dos comportamentos e atitudes que estes estudantes têm em contexto escolar. A escola deve criar um ambiente favorável ao aluno com SA, baseando-se, para tal, na avaliação das suas capacidades sociais, linguísticas e cognitivas.
Para que a escola seja inclusiva é preciso que leve em conta as competências e motivações do aluno, e não os “rótulos” com que são apresentados. Incluir não é inserir a criança numa classe regular. É muito mais do que isso.

O encontro realiza-se no dia 30 de JUnho.

Quem Somos

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Assumimos como Missão: Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

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