Todos sabemos que a relação entre irmãos nem sempre é fácil. Durante grande parte da infância e adolescência dividimo-nos entre sentimentos contraditórios e, muitas vezes, extremos no que a eles respeita.
Se isto é verdade quando falamos a mesma linguagem e conhecemos o “código” comum que rege as relações interpessoais, ainda o é mais quando um dos elementos tem comportamentos desconcertantes e parece não falar a mesma linguagem.
Entre a incompreensão acerca do que se passa, a intuição a respeito da fragilidade do outro e consequente necessidade de proteção e a “vergonha” associada a comportamentos menos adequados, os irmãos das crianças/jovens com SA vêm-se, muitas vezes, sem saber o que fazer.
O grupo de Irmãos nasce como um espaço seguro, onde todas as questões podem ser debatidas, todas as dúvidas pode ser colocadas e todos os sentimentos explorados.
É muito mais fácil quando sentimos que existem outras pessoas que partilham os mesmos sentimos e problemas. Foi com esta necessidade que a APSA levará a cabo o Grupo de Irmãos de Crianças e Jovens com Síndrome de Asperger, que se realizará em 3 sessões, e que contará com a colaboração da Fundação Renascer.
Serão 3 sessões, a primeira das quais no dia 8 de Março. O nrúmero máximo de participantes é de 15.

